Tatiana Barbosa Ferrari - Terapeuta Ocupacional

Rua Alberto Faria - Jaraguá Office - Jd. Brasil
19 - 98399-8565
proauti@gmail.com

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Autismo infantil: Principais sintomas que os pais podem detectar em uma criança autista


Principais sintomas da criança autista. Características que facilitam detectar uma criança autista
A maioria dos lactentes e crianças jovens são criaturas muito sociais que precisam e querem contato com os outros para prosperar e crescer.
As crianças normalmente sorriem, abraçam, riem, e respondem ansiosamente nas brincadeiras e diante de brinquedos.
Ocasionalmente, no entanto, uma criança não interage dessa maneira esperada.
Em vez disso, a criança parece existir em seu próprio mundo, um lugar
com caracterizadas por rotinas repetitivas, olhar estranho e comportamentos peculiares, apresenta problemas na comunicação, e uma total falta de consciência social ou interesse pelos outros. Estas são características de um transtorno do desenvolvimento chamado autismo.
O autismo é geralmente identificado no momento em que uma criança tem um pouco mais de dois anos de idade.
É muitas vezes descoberto quando os pais ficam preocupados que seus filhos possam ser surdo, ou que ainda não está falando, crianças que resiste a um afago, e evita interação com as outras pessoas.
Alguns dos primeiros sinais e sintomas que sugerem uma criança pode precisar de avaliação mais aprofundada para o autismo incluem:
1. não sorrir já com seis meses de idade
2. não interage indo pra frente ou para trás diante de estímulos visuais ou sons, mostrando interação com gestos ou movimentos faciais de aceitação já com 9 meses de idade
3. Não balbucia ou tentam falar mesmo já tendo 12 meses
4. Não expressam verbalmente com palavras já com 16 meses de idade
5. Não falam mais do que 2 palavras já com dois anos de idade
6. Apresentam regressão de desenvolvimento, mesmo já estando apto a esta fase, por exemplo, regridem na fala, na comunicação gestual, nomeação de objetos e pessoas, etc.
7. Não apresentam habilidades sociais na interação com outras crianças
Uma criança em idade pré-escolar com autismo “clássico” é geralmente retirado ou isolada da classe, e passa a não responder a outras pessoas.
Muitas destas crianças nem mesmo fazem contato visual. Elas também podem se envolver em rituais repetitivos, interagindo apenas consigo mesma.
Apresentam comportamentos como se balançar, bater palmas, ou uma necessidade obsessiva de manter uma determinada ordem em brinquedos ou coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário