Tatiana Barbosa Ferrari - Terapeuta Ocupacional

Rua Alberto Faria - Jaraguá Office - Jd. Brasil
19 - 98399-8565
proauti@gmail.com

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Autismo e Integração Sensorial


Podemos dizer que percebemos o mundo através do sistema sensorial. Que todas as informações que recebemos chegam até o nosso cérebro após entrarem pelo nossos órgãos sensoriais. Nosso mundo é sensorial e e o fato de receber, interpretar e responder aos estímulos sensoriais é chamado de integração sensorial.

 Todos experiências sensoriais (ver, ouvir, sentir, tocar, cheirar, movimentar e saborear um alimento) em alguns momentos da sua vida podem ser desagradáveis ou uma distração .As distrações sensoriais que podem tornar a vida tolerável por um tempo o que incluem :o barulho das unhas arranhando um quadro-negro, etiquetas ou tecidos ásperos das roupas, luzes brilhantes, ou alimentos muito frios e pastosos. Cada pessoa tem sua própria lista individualidade de sensações particularmente intolerável. Não há duas listas de pessoas idênticas. Por exemplo, algumas pessoas têm dificuldade para dormir com a televisão ligada ao fundo, enquanto as outras pessoas acham que os ruídos TV ajuda dormir mais rápido. Uma pessoa pode assustar com o som (liquidificador,enceradeira ou secador de cabelo), enquanto outro pode até não perceber o som. Algumas pessoas gostam de um toque muito leve em sua pele, enquanto outros sentem cócegas e não podem tolerar ser tocada.(não gosta de abraçar ou beijar).

Extremas questões sensoriais são muito comuns no autismo. Algumas crianças autistas não conseguem tolerar os sons ou abraços, enquanto a outra é indiferente aos sons e abraços. Uma criança autista pode ter uma reação explosiva e exagerada a barulhos altos, enquanto a outra não reage a todos. As crianças autistas com problemas sensoriais têm dificuldade em filtrar a entrada sensorial. Seu sistema nervoso apresenta dificuldade no processamento sensorial (interpretar e organizar as informações sensorias vindas do seu próprio corpo ou do ambiente)

Atividades de Integração Sensorial para crianças autistas ajuda a melhorar o procesamento sensorial principalmente modulação sensorial uma auto-regulação dos estimulos como uma diminuição ou ampliando a intensidade das várias formas que as crianças recebem. A maioria das atividades de Integração Sensorial trabalha com os estimulos sensoriais como vestibular, proprioceptivo e tátil. O objetivo principal da Integração Sensorial é a organização e estrutação do comportamento da criança autista diante os estimulos sensoriais vindo do seu próprio corpo e do ambiente externo.

Parte da razão pela qual as atividades de integração sensorial são tão agradável e motivador para as crianças autistas é porque eles estão intimamente ligados à escolha da criança de comportamentos de auto-estimulação.Por exemplo, eles podem balançar em um balanço, ao invés de balançando para frente e para trás em sua cadeira. Eles podem abraçar uma almofada ou bicho de pelúcia, em vez de se esconder debaixo almofadas do sofá.

2 comentários:

  1. Olá Johanna.
    Há cerca de 30 e poucos anos, na busca incansável de trazer nosso filho para o nosso mundo, descobrimos que ele nos dava uma resposta favorável, quando dávamos banho nele, isto é, indiretamente embaixo do chuveiro, tomando a precaução necessária para que ele não se assustasse, ora eu, ora a mãe (Roseli Antonia), na medida em que o ensaboávamos ele era “esfregado” no nosso corpo, daí o roçar de pele a pele, gerava reações que chamávamos até de extra-sensoriais, pois ele demonstrava que correspondia ao nosso agrado, sorrindo, balbuciando sons e movimentos dos pezinhos e mãos, o que significava respostas psico motoras, também pela carícia d’água, e após o banho de tempo reduzido para não cansá-lo, (+ ou – 10 minutos), ele demonstrava que queria mais para depois alimentar-se e dormir serenamente, por horas.
    E nós, felizes, pois descobrimos que ele iniciava o caminho da vinda para nós, depois de provarmos que o amávamos pela prova sensorial física.
    Acredito que era o que você ensina hoje: “a interpretação e organização das informações sensoriais vinda do seu próprio corpo”, embora o grau de confiabilidade transmitido pelos pais, por outros exemplos.
    Belíssimo trabalho o seu.
    Continue.
    Muita gente precisa de vocês.

    ResponderExcluir
  2. Olá Nilton!
    Que lindo e enriquecedor o seu comentário. Sou estudante de Terapia Ocupacional, e ainda estou no processo de aprendizagem, mais uma vez posso confirmar que mesmo com todos os artigos e bons livros o melhor ensinamento vem de uma prática feita com amor, pois como poderia imaginar que um simples banho, pudesse trazer um resultado tão maravilhoso! Obrigada por postar sua experiência,Felicidades!! Marcilene Mendes

    ResponderExcluir