Tatiana Barbosa Ferrari - Terapeuta Ocupacional

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terça-feira, 19 de abril de 2011

A criança com autismo e a escola



As perturbações do espectro do autismo conduzem a um padrão característico de percepção, pensamento, comportamento e aprendizagem. Abordagens adequadas de ensino e um meio favorável possibilitam as crianças com PEA poder desenvolver-se e aprender, levando muitas delas a alcançar progressos bastante significativos (Jordan, 2000). Não existe uma abordagem universal para todas as crianças com PEA; existe inúmeras estratégias que têm que ser seleccionadas de acordo com as características individuais de cada criança. Seguidamente iremos apresentar algumas dicas relacionadas com a organização da sala e estratégias que podem ser utilizadas pelo professor com a finalidade de promover a aprendizagem da criança.

  • Organizar o espaço e recursos;
  • Estabelecer e tentar manter ao máximo a rotina de sala;
  • Utilizar horários e planejamentos;
  • Recorrer a estímulos visuais;
  • Reduzir distrações
  • Usar linguagem concreta;
  • Insista no ensino de regras;
  • Ter atenção entre as transições de atividades;
  • Promova a independência;
  • Seja criativo.
O objectivo final para crianças é ser feliz e ser capaz de funcionar tão independente quanto possível. Tenha sempre isto presente na mente e escolha de forma sensata as competências realmente importantes para uma criança com PEA. Não interessa ensinar às crianças com PEA a história de Portugal, se ela não sabe quais são os dias da semana. Temos sempre que ter em atenção aquilo que importa para o futuro da criança.

Não se martirize por se sentir frustrado, isso acontece a todos, mas, nunca desista! Estas crianças precisam que se acredite nelas! Com os estímulos e técnicas apropriadas conseguem fazer aprendizagens essenciais para a sua vida

  © 2008 Tutorial 1 - 2º ano de Terapia Ocupacional da ESTS - IPP








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