Tatiana Barbosa Ferrari - Terapeuta Ocupacional

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sábado, 2 de junho de 2012

COMPREENDENDO E TRABALHANDO COM PESSOAS COM SÍNDROME DE ASPERGER


                                             

A seguir, uma lista de sintomas que as crianças com Síndrome de Asperger podem apresentar:

Rotinas repetitivas ou rituais;

Comportamento social e emocional inadequados e a incapacidade de interagir de forma bem sucedida com os colegas,

Falta de jeito e movimentos motores descoordenados;
 Pode falar de extremamente alto, de forma monótona e repetitiva;

Incapacidade de compreender problemas ou frases que são consideradas "senso comum";

 Falta de contato visual ou conversação recíproca;

Obsessão com temas únicos e específicos;

Conversas unilaterais;

Observações: 
As pessoas com SA podem iniciar conversas unidirecionais com outras pessoas falando somente sobre os fatos relacionados ao seu assunto de interesse específico. Eles podem não gostar da idéia de discutir qualquer outra coisa, ou podem ser incapazes de ouvir e compreender as respostas dos outros.

O mundo social pode parecer muito confuso e opressivo para estes indivíduos. Para piorar o  problema, as pessoas com Síndrome de Asperger têm dificuldade em ver as coisas pelo ponto de vista de outra pessoa.

Estes indivíduos não entendem as interações sociais e consequentemente, não percebem que seus temas de discussão ou método de falar pode ser inadequado ou desagradável, particularmente em situações específicas.  Por exemplo, as crianças que falam muito alto podem entrar em uma Igreja e não entender que elas já não podem falar no mesmo volume.

Embora esses indivíduos possam ser muito inteligentes e possam exibir habilidades linguísticas especializadas, eles podem não ser capazes de  organizar o ambiente a sua volte, apanhar uma bola ou entender como pular num trampolim, apesar das diversas tentativas para ensiná-los.

É importante observar que nem todos os indivíduos com Síndrome de Asperger desenvolvem cada um destes sintomas, e que a presença e a gravidade de cada sintoma provavelmente vão variar entre indivíduos com o mesmo diagnóstico.

Dicas importantes para trabalhar com pessoas com Síndrome de Asperger:

Comportamento:

Direcionar a atenção (muitas vezes será necessário um toque com pressão para que ele consiga se organizar e atender as solicitações);

Não repetir as respostas quando a ordem for dada e o aluno ficar questionando;
Falar baixo e de forma mais assertiva possível (para trabalhar modulação da voz);

Quando ele se apresentar ansioso, fazer um toque com pressão nos braços, pernas ou costas (traz segurança e o ajuda a organizá-lo internamente);

Impor limites claros e firmes quando necessários (sem alteração da voz) e sem espaço para questionamentos;

Após o intervalo, horário de chegada ou educação física a maioria das crianças encontram-se em estado de alerta, elevar a voz para fazê-las ouvir pode elevar mais o estado de alerta deles;

Estabelecer uma rotina de atividades para que ele possa seguir durante as aulas e assim diminuir sua ansiedade;

Salas visualmente bagunçadas, carteiras fora do lugar, alunos que circulam muito pela sala, painéis nas paredes, cadernos e livros pelas carteiras são sinônimos de desorganização, agitação e desatenção do agrupamento. Um aluno com SA em um ambiente deste se desorganiza ainda mais, ficam cansados e desatentos por conta da quantidade de estímulos externos. Limpar o ambiente visualmente irá contribuir para a organização de todos os alunos.

Atividades:
Identificar seus interesses, (habilidades e dificuldades desse aluno);

Verificar se o aluno está com atenção em você na hora de solicitar algo, se não tiver solicite a atenção se aproximando, utilize toques firmes e com pressão (isso ajuda o aluno a se organizar internamente),

Nas atividades propostas escrever enunciados curtos e diretos e que permitam respostas pequenas e/ou questões de múltiplas escolhas;

Orientar de forma simples e objetiva as atividades e sempre que possível de maneira concreta;

Comunicar com antecedência e clareza as atividades propostas (sempre de forma objetiva);

Proporcionar nas aulas, folhas de atividades relacionadas à matéria dada, de forma clara, objetiva que permita a compreensão desse aluno;

Reforçar com traços escuros o material impresso, com letras um pouco maiores que facilitam na compreensão e organização das atividades;

Incentivar o aluno nas propostas pedagógicas (desde que essas atividades estejam no nível de compreensão desse aluno, caso contrário ele pode se frustrar);

Algumas crianças necessitam após a explicação geral da atividade que o professor se aproxime delas e retome os marcos de instrução para que consigam dar sequência na tarefa;

Depois de 30 minutos de atividades pedagógicas é normal que o sistema de alerta e atenção estejam em baixa, para regular esse sistema, mude de ambiente, de recurso de ensino, utilize o aluno com SA para apagar a louça ou levar um material de uma sala a outra, isso regulará o sistema de alerta e ofertará novas situações preparando o sistema nervoso para receber mais informações de aprendizagem.

Conhecer sobre síndrome de asperger, aspectos específicos do transtorno e suas implicações;

Fonte: O processamento sensorial como ferramenta para educadores: Facilitando o processo de aprendizagem -

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