A seguir, uma lista de sintomas que as
crianças com Síndrome de Asperger podem apresentar:
Rotinas repetitivas ou rituais;
Comportamento social e emocional
inadequados e a incapacidade de interagir de forma bem sucedida com os colegas,
Falta de jeito e movimentos motores descoordenados;
Pode falar de extremamente alto, de forma
monótona e repetitiva;
Incapacidade de compreender problemas
ou frases que são consideradas "senso comum";
Falta de contato visual ou conversação
recíproca;
Obsessão com temas únicos e
específicos;
Conversas unilaterais;
Observações:
As pessoas com SA podem iniciar conversas
unidirecionais com outras pessoas falando somente sobre os fatos relacionados
ao seu assunto de interesse específico. Eles podem não gostar da idéia de
discutir qualquer outra coisa, ou podem ser incapazes de ouvir e compreender as
respostas dos outros.
O mundo social pode parecer muito
confuso e opressivo para estes indivíduos. Para piorar o problema, as pessoas com Síndrome de Asperger
têm dificuldade em ver as coisas pelo ponto de vista de outra pessoa.
Estes indivíduos não entendem as
interações sociais e consequentemente, não percebem que seus temas de discussão
ou método de falar pode ser inadequado ou desagradável, particularmente em
situações específicas. Por exemplo, as
crianças que falam muito alto podem entrar em uma Igreja e não entender que
elas já não podem falar no mesmo volume.
Embora esses indivíduos possam ser
muito inteligentes e possam exibir habilidades linguísticas especializadas,
eles podem não ser capazes de organizar
o ambiente a sua volte, apanhar uma bola ou entender como pular num trampolim,
apesar das diversas tentativas para ensiná-los.
É
importante observar que nem todos os indivíduos com Síndrome de Asperger
desenvolvem cada um destes sintomas, e que a presença e a gravidade de cada
sintoma provavelmente vão variar entre indivíduos com o mesmo diagnóstico.
Dicas importantes para trabalhar com pessoas
com Síndrome de Asperger:
Comportamento:
Direcionar
a atenção (muitas vezes será necessário um toque com pressão para que ele
consiga se organizar e atender as solicitações);
Não
repetir as respostas quando a ordem for dada e o aluno ficar questionando;
Falar baixo
e de forma mais assertiva possível (para trabalhar modulação da voz);
Quando ele
se apresentar ansioso, fazer um toque com pressão nos braços, pernas ou costas
(traz segurança e o ajuda a organizá-lo internamente);
Impor
limites claros e firmes quando necessários (sem alteração da voz) e sem espaço
para questionamentos;
Após o
intervalo, horário de chegada ou educação física a maioria das crianças
encontram-se em estado de alerta, elevar a voz para fazê-las ouvir pode elevar
mais o estado de alerta deles;
Estabelecer
uma rotina de atividades para que ele possa seguir durante as aulas e assim
diminuir sua ansiedade;
Salas
visualmente bagunçadas, carteiras fora do lugar, alunos que circulam muito pela
sala, painéis nas paredes, cadernos e livros pelas carteiras são sinônimos de
desorganização, agitação e desatenção do agrupamento. Um aluno com SA em um
ambiente deste se desorganiza ainda mais, ficam cansados e desatentos por conta
da quantidade de estímulos externos. Limpar o ambiente visualmente irá
contribuir para a organização de todos os alunos.
Atividades:
Identificar
seus interesses, (habilidades e dificuldades desse aluno);
Verificar
se o aluno está com atenção em você na hora de solicitar algo, se não tiver
solicite a atenção se aproximando, utilize toques firmes e com pressão (isso ajuda
o aluno a se organizar internamente),
Nas
atividades propostas escrever enunciados curtos e diretos e que permitam
respostas pequenas e/ou questões de múltiplas escolhas;
Orientar
de forma simples e objetiva as atividades e sempre que possível de maneira concreta;
Comunicar
com antecedência e clareza as atividades propostas (sempre de forma objetiva);
Proporcionar
nas aulas, folhas de atividades relacionadas à matéria dada, de forma clara,
objetiva que permita a compreensão desse aluno;
Reforçar
com traços escuros o material impresso, com letras um pouco maiores que
facilitam na compreensão e organização das atividades;
Incentivar
o aluno nas propostas pedagógicas (desde que essas atividades estejam no nível
de compreensão desse aluno, caso contrário ele pode se frustrar);
Algumas
crianças necessitam após a explicação geral da atividade que o professor se
aproxime delas e retome os marcos de instrução para que consigam dar sequência
na tarefa;
Depois de
30 minutos de atividades pedagógicas é normal que o sistema de alerta e atenção
estejam em baixa, para regular esse sistema, mude de ambiente, de recurso de
ensino, utilize o aluno com SA para apagar a louça ou levar um material de uma
sala a outra, isso regulará o sistema de alerta e ofertará novas situações
preparando o sistema nervoso para receber mais informações de aprendizagem.
Conhecer
sobre síndrome de asperger, aspectos específicos do transtorno e suas
implicações;
Fonte: O processamento sensorial como ferramenta para educadores:
Facilitando o processo de aprendizagem -
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