Tatiana Barbosa Ferrari - Terapeuta Ocupacional

Rua Alberto Faria - Jaraguá Office - Jd. Brasil
19 - 98399-8565
proauti@gmail.com

domingo, 25 de março de 2012

Quais são os sintomas da Síndrome de Asperger

 Muitas vezes, a Síndrome de Asperger não é diagnosticada até a criança atingir a idade escolar. Ao contrário do autismo, SA normalmente pode apenas ser determinada baseada nas interações sociais da criança. Crianças com Síndrome de Asperger mostram o desenvolvimento de uma linguagem típica e, muitas vezes, um vocabulário proporcionalmente superior. No entanto, você deve ter observado que quando seu filho interage com outras pessoas ele pode usar as habilidades linguísticas inadequadamente ou embaraçosamente. 
 Devido ao desenvolvimento regular das habilidades linguísticas, nas fases iniciais, os sintomas da SA podem ser difíceis de ser diferenciados dos outros problemas comportamentais como o déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Consequentemente, seu filho pode ter sido previamente diagnosticado com desordens como ADHD até que os problemas pareçam ser causados mais por uma incapacidade em socializar do que uma incapacidade em concentrar. 
A seguir, uma lista de sintomas que as crianças com Síndrome de Asperger podem apresentar: 
• interações sociais impróprias ou muito raras
 • fala repetitiva ou "robótica"
 • habilidades de comunicação não-verbal na média ou abaixo da média, porém, habilidade de comunicação verbal na média ou acima da média 
• tendência a discutir alto
 • incapacidade de compreender problemas ou frases que são consideradas "senso comum" 
• falta de contato visual ou conversação recíproca
 • obsessão com temas únicos e específicos
 • conversas unilaterais
 • movimentos e/ou modos desajeitados
Um indicador muito evidente e distinto da Síndrome de Asperger é a preocupação com um problema específico, desde coisas simples como refrigeradoras ou meteorologia, até temas complexos como o Presidente Franklin D. Roosevelt durante a crise econômica que começou com a queda da bolsa em 1929 e continuou na década de 1930. Eles tornam-se tão atentos a estes assuntos que se esforçam para aprender cada fato e detalhe possível tornando-se assim especialistas incríveis. As crianças portadoras de SA podem iniciar conversas unidirecionais com outras pessoas falando somente sobre os fatos relacionados ao seu assunto de interesse específico. Eles podem não gostar da idéia de discutir qualquer outra coisa, ou podem ser incapazes de ouvir e compreender as respostas dos outros. Seu filho pode não estar ciente de que já não é mais ou que o tema da discussão mudou. 
Outro sintoma da Síndrome de Asperger é uma incapacidade de compreender as ações, palavras ou comportamentos de outras pessoas. Os indivíduos com SA muitas vezes não entendem o temperamento, as implicações de frases específicas, ou ações de outras pessoas. Gestos discretos ou expressões, como um sorriso, um olhar de reprovação ou um gesto de "vem aqui" podem não sincronizar as crianças com AS porque elas são incapazes de perceber a relação entre estes métodos de comunicação não-verbais e os métodos verbais, como fala e linguagem. Devido ao fato de muitas vezes serem incapazes de compreender estas “gracinhas” não-verbais, o mundo social pode parecer muito confuso e opressivo para estes indivíduos. Para piorar o problema, as pessoas com Síndrome de Asperger têm dificuldade em ver as coisas pelo ponto de vista de outra pessoa. Esta impotência os deixa incapazes de prever ou compreender as ações das outras pessoas. Embora não seja um fato generalizado, é comum as pessoas com SA apresentarem dificuldade em regular as suas emoções. 
Indivíduos com Síndrome de Asperger podem apresentar uma maneira embaraçosa ou própria de falar. Eles podem falar extremamente alto, constantemente num tom monótono, ou com uma pronuncia particular. Estes indivíduos não entendem as interações sociais e consequentemente, não percebem que seus temas de discussão ou método de falar pode ser inadequado ou desagradável, particularmente em situações específicas. Por exemplo, as crianças que falam muito alto podem entrar em uma Igreja e não entender que elas já não podem falar no mesmo volume.  
Outro sinal típico da Síndrome de Asperger pode ser movimentos desajeitados, ou um atraso nas habilidades motoras. Eles podem apresentar um andar anormal ou um baixo senso de coordenação. Embora esses indivíduos possam ser muito inteligentes e possam exibir habilidades linguísticas especializadas, eles podem não ser capazes de apanhar uma bola ou entender como pular num trampolim, apesar das diversas tentativas para ensiná-los. 
É importante observar que nem todos os indivíduos com Síndrome de Asperger desenvolvem cada um destes sintomas, e que a presença e a gravidade de cada sintoma provavelmente vão variar entre indivíduos com o mesmo diagnóstico. Ainda que desenvolvendo alguns ou todos esses sintomas, cada criança com autismo também possui muitos dons exclusivos.

Fonte: ©2010 Autism Speaks Inc. Autism Speaks and Autism Speaks It’s Time To Listen & Design are trademarks owned by Autism Speaks Inc. All rights reserved.

7 comentários:

  1. MUITO BOM SEMPRE TENHO DUVIDA MEU FILHO É OU NÃO ASPEGER TENHO ESSA DUVIDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Se vc ainda tem dúvidas se seu filho é ou não asperger, um bom psiquiatra pode auxiliar no diagnóstico. Não deixe de buscar para que ele possa receber o tratamento adequado para melhor qualidade de vida de e sua!!

      Excluir
  2. Adorei o texto já estou seguindo vcs, tenho um blog também de ed especial com atividades para as crianças, dá uma olhadinha é babaluespecial.blogspot.com, abraços!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu filho tem 3 anos e 6 meses, estou tendo dificuldades com ele na escolinha, não quer ficar na escola e quando fica só quer brincar no parquinho, ele fica muito nervoso se tentar levar ele a sala de aula, bate nos amigos sem motivos, ele fala poucas palavras, após muito procurar ajuda ele foi diagnosticado com SA será que com tão pouca idade esse diagnostico pode estar certo?

    ResponderExcluir
  4. Olá , eu tenho muitas dúvidas meu filho está com um neurolista há 5 anos e ainda não tenho um diagnóstico, já fiz 2 questionários e agora me pediu para pesquisar só SA e fiquei ainda com mais dúvidas, ele fala muito alto e pensei q poderia ser de família pois meu pai e meu irmão também falam muito alto, as vezes fica pulando de um lado para o outro e agora por exemplo está deitado e repetindo as coisas, como se estivesse muito ansioso. Poderia me ajudar?.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde eu desconfio que o meu filho tens Aspenger ele desde a preprimaria tenho queixas em relacao ao comportamento dele e ele quando tinha oito anos foi diagnosticado com defice de atencao mas cresceu e com doze anos foi acompanhado com a psicologa da escola e ela desconfia que ele tem Aspenger nao sei como lidar com a situacao consiguira o meu filho ter uma vida normal.

    ResponderExcluir