Tatiana Barbosa Ferrari - Terapeuta Ocupacional

Rua Alberto Faria - Jaraguá Office - Jd. Brasil
19 - 98399-8565
proauti@gmail.com

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A importância da independência da criança autista


Crianças autistas em sua maioria apresentam muita dificuldade de desenvolver as habilidades de atividades de vida diária. Que são atividades de higiene, auto-cuidado e lazer.
Essas dificuldades em sua maioria acontecem devido a dificuldade que as crianças com autismo apresentam em reconhecer a sim mesmo enquanto um corpo no espaço, um corpo que necessita de cuidados.
Mas também acontece por ser trabalhoso para os pais, porque o desenvolvimento dessas habilidades, em sua maioria acontece com o desempenho dos pais e educadores que passam a maior parte do tempo com as crianças.
Deve-se lembrar que quanto antes essas crianças aprenderem a realizar seus cuidados básico, melhor a qualidade de vida dessa criança e da família envolvida.

Algumas dicas para o desenvolvimento dessa habilidades

  • Eleger a habilidade que mais tem importância no momento de vida que se encontra essa criança, não adianta querer ensinar todas ao mesmo tempo;
  • Realizar as atividades por etapas;
  • Fazer junto com a criança e não pela criança;
  • Diminuir os estímulos utilizados para realizar tal atividade a medida que a criança vai compreendendo o que deve ser feito;
  • Após a compreensão de uma habilidade, passar para um novo desafio.

Talvez a criança autista não se torne independente em todas as habilidades, mas o que ela conseguir realizar sozinho deve ser estimulado e apoiado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário