Tatiana Barbosa Ferrari - Terapeuta Ocupacional

Rua Alberto Faria - Jaraguá Office - Jd. Brasil
19 - 98399-8565
proauti@gmail.com

segunda-feira, 9 de maio de 2011

QUANDO A CRIANÇA PRECISA DE TERAPIA OCUPACIONAL?



Se seu filho está tendo dificuldade com o funcionamento do dia-a-dia em casa (Alimentação, Higiene, Vestuário, Brincar ou na escola). A criança deve ser avaliada por uma Terapeuta Ocupacional Infantil. O tratamento é concebido para apoiar a criança e sua família quando encontram dificuldades em qualquer uma das seguintes áreas: Motricidade grossa, Motricidade fina, Lateralidade, Brincar, Comportamento, Sensorial ,Escola e Atividades de vida Diária -Alimentação/Higiene e Vestuário.


HABILIDADES motora fina

 -Dificuldade graduação da força na escrita
 - letra ilégivel e lentidão escrita
-Dificuldade com manuseio da tesoura
-Dificuldade em manipular as ferramentas, como faca, garfo, colher
 - Dificuldade de definição da mão dominante destro ou canhoto (lateralidade indefinida) 2-3 anos
 - Dificuldades com cores, desenho, traçado
- Dificuldade para amarrar os sapatos, fazer botões(abotoar e desabotoar),abrir/fechar ziper,desembrulhar uma bala,abrir um pacote de biscoito,enroscar e desenroscar,utilizando utensílios domésticos

HABILIDADES Motora Gossa e Lateralidade
- falta de coordenação motora, desastrada
 - confunde os movimentos de esquerda e direita
 - baixo tônus muscular 
falta de equilíbrio
- pobres habilidade com bola
- medo de pés saindo do chão
 - dificuldade de coordenação de ambos os lados
- Dificuldade cruzamento da linha média

Atraso no Desenvolvimento
-Dificuldade preensão do lápis
- Dificuldade nas etapas de desenvolvimento de sentar, engatinhar e andar
- Dificuldade motricidade grossa, fina e lateralidade um nível adequado para idade
 -Dificuldade alcançar,preensão,soltar,transeferir um objetos de uma mão para outra.
-Habilidades bimanuais (uso de ambas as mãos) para manipular explorar objetos de vários tamanhos

 PROBLEMAS Integração Sensorial
- reação excessiva hiper- sensíveis para som, toque ou movimento,
 - em resposta a certas sensações ou seja, alta tolerância à dor, não percebe cortes / machucados 
em constante movimento, saltando, batendo, batendo -agitação psicomotora
- facilmente distraídos por estímulos visuais ou auditivas
- emocionalmente reativa
- dificuldades de lidar com a mudança
- incapacidade de auto -regulação

Desordens do espectro autista e Síndrome de Asperger
- dificuldades de interação social eo envolvimento com a família 
dificuldades com o processamento sensorial
 - dificuldades com a mudança para novos ambientes
- excessivamente centrada(fixações objetos por exemplo,carros,trens e dinossauros)
 - não lidar no ambiente escolar

Dificuldade de Aprendizagem

   incapaz de se concentrar e focar na escola
- facilmente distraídos - dificuldade em seguir instruções e completar o trabalho
- fadiga com o trabalho escolar
 - controle pobre do impulso
- hiperatividade ou de baixa energia
 - dificuldade para aprender novo material

Processamento Visual
- Dificuldade viso-motora e viso-espacial
 -espaçamento e tamanhos de letras 
contato visual pobre
- dificuldades com o acompanhamento e cruzamento da linha média
 - dificuldade de encontrar objetos entre outros objetos
- dificuldades de cópia de quadro
- confunde direita e esquerda


Brincadeiras,Jogos e Brincar
- Dificuldade brinquedos encaixar,empilhar,montar e desmontar
- precisa de orientação de adultos para iniciar o jogo
 - dificuldade de imitação
- não explora os brinquedos de forma adequada
- participa de jogos repetitivos por horas, por exemplo alinhando brinquedos
 - Dificuldade interação com os colegas / irmãos nas brincadeiras

















Texto elaborado por  - (JOHANNA TERAPEUTA OCUPACIONAL)



















Nenhum comentário:

Postar um comentário