Tatiana Barbosa Ferrari - Terapeuta Ocupacional
Rua Alberto Faria - Jaraguá Office - Jd. Brasil
19 - 98399-8565
proauti@gmail.com
quinta-feira, 14 de abril de 2011
MEDIAÇÃO ESCOLAR
A mediação escolar passou a se tornar mais frequente a partir da Convenção de Salamanca. As escolas de todo o mundo tiveram que dar conta de incluir crianças que precisavam de ajuda em classes já existentes, muitas vezes com grande número de alunos e professores, cuja formação não havia se preocupado com esses aspectos. O mediador pode atuar como intermediário nas questões sociais e de comportamento, na comunicação e linguagem, nas atividades e/ou brincadeiras escolares, e nas atividades pedagógicas, nas limitações motoras ou da leitura, nos diversos níveis escolares. Um mediador estimulando a aquisição de linguagem e habilidades sociais no cotidiano escolar amplia a possibilidade da quantidade de estímulo recebido, como também a qualidade já que sempre ocorrerá em situação real de uso, diferente do que se pode proporcionar num consultório. Conhecer o aluno que será acompanhado pela mediação, discutir com a equipe pedagógica da escola e com a equipe de apoio terapêutico são pontos fundamentais. Apesar da figura do mediador ser considerada uma adaptação no espaço pedagógico, portanto garantido pela lei, não existe muita clareza quanto o papel e as atribuições deste profissional nem quanto à regulamentação da profissão.
Revista Psicopedagogia
versão ISSN 0103-8486
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Boa tarde, gostaria de saber qual o valor que se paga para uma mediadora escolar, para trabalhar 4 horas de segunda a sexta?
ResponderExcluirobrigada
Boa tarde Elen, o preço varia muito se é uma profissional formada, ou uma estudante, se paga-se valor fechado ou por hora, mas em média para ficar todos os dias as quatro horas estão cobrando quase que um salário...
ResponderExcluirQual
ExcluirQuanto é o salário mínimo?
ExcluirQuanto é o salário mínimo?
ExcluirQual
Excluirmesmo estando na lei q as escolas ;
ResponderExcluir-Parágrafo único. Em casos de comprovada necessidade, a pessoa com transtorno do espectro autista incluída nas classes comuns de ensino regular, nos termos do inciso IV do art. 2o, terá direito a acompanhante especializado.
no caso as escolas particulares nos cobram um valor a mais desta mediadora ,afinal quem paga esta mediadora
boa tarde,sou pedagoga e psicopedagoga ,gostaria de saber quanto ganha um mediador escolar para trabalhar 3 dias na semana, sendo um de oito ao meio dia e dois dias apenas duas horas no caso de oito as dez.
ResponderExcluirBoa noite, sou psicóloga. Faço formação em psicopedagogia.
ResponderExcluirGostaria de saber quanto ganha um mediador para trabalhar 4 vezes na semana de 8 às 12:30..