Tatiana Barbosa Ferrari - Terapeuta Ocupacional

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terça-feira, 27 de setembro de 2011

ATRASOS DO DESENVOLVIMENTO


 




ATRASOS DO DESENVOLVIMENTO

O que é atraso do desenvolvimento e quais suas implicações?

Definição:O Atraso Global do Desenvolvimento Psicomotor pode ser definido como um atraso significativo em vários domínios do desenvolvimento, nomeadamente ao nível da motricidade fina/grosseira, da linguagem, da cognição, das competências pessoais e sociais, das atividades da vida diária.
Intervenção:
Numa primeira fase, a intervenção deve ser efetuada pelo médico que acompanha a criança, para posteriormente se estabelecer o diagnóstico de um atraso ao nível do desenvolvimento.

Atraso Desenvolvimento-refere-se ao conjunto de dificuldade que a criança apresenta para acompanhar funcionalmente às várias demandas que o ambiente oferece.

Durante o desenvolvimento normal o bebe aprimora suas habilidades através do contato com lugares onde ele experimenta sensações e movimenta seu corpo.Essas experiências vão depender dos estímulos disponíveis e das capacidades motoras e percepto-cognitivas que ele é capaz de utilizar.

Quando o ambiente é favorável, mas a criança não consegue utilizar suas habilidades para explorar esse ambiente, acontece à falha na interação entre o ambiente e as habilidades provocando atrasos importantes no desenvolvimento. Também podem ocorrer os mesmos atrasos, quando a criança tem seu potencial ,mas os estímulos externos não são adequados ou suficientes.

O desenvolvimento normal apresenta etapas que funcionam como preparação para o processo de aprendizagem. Isso acontece porque as experiências vividas durante os primeiros anos do desenvolvimento são armazenadas na memória e depois se transformam em funções importantes relacionadas à postura, percepção, habilidades manuais, pensamento,relações afetivas e sociais.

Sinais e sintomas

•dificuldade para rolar,sentar,engatinhar e ficar de pé (a criança não suporta estas posturas e reage com irritação ou choro)
•incapacidade para segurar e explorar objetos (falta de interesse,pouco tempo envolvido na brincadeira)
•medo excessivo de arriscar
•quedas freqüentes
•dificuldade coordenação motora fina
•Dificuldades para ler e escrever
•dificuldade de aprendizagem

Fonte: Dra.Johanna Cordeiro Melo Franco

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Dicas de Acomodações Sensoriais

Algumas dicas de Patrícia Piacentinni:


  • Se seu filho anda muito depressa, coloque uma mochila com um peso que não o prejudique, mas que faça ele sentir o peso. Ajuda a acomodar o sistema proprioceptivo;
  • Se seu filho não consegue perceber o limite de água a colocar no copo, tente um copo colorido, ele pode ter dificuldade em perceber o que é água e o que é vidro. No copo colorido ele vê a água;
  • Se seu filho anda nas pontas dos pés, um calçado pesado e que fazem a curvatura do pé, podem ativar os propriocepvios plantares ajudando na consciência corporal e adequando a postura;
  • Se se filho não para sentado para comer ou fazer alguma atividade, alguns pesinhos de porta como aquela cobrinhas no colo dele, podem acalmar e organizar;
  • Escovas elétricas ajudam na escovação;
  • Para dormir, luz apagada, uma coberta pesada por cima dele e cds com músicas suaves ou uma pequena fonte ajuda a acalmar. Já ondas eletromagnéticas de Tvs, computadores e também tic-tac de relógios, pode ficar de fora nesse momento;
  • Abajur com luz azul pode ajudar se seu filho não gosta de escuro e luzes normais podem incomodar;
  • Trocar as lâmpadas fluorescentes, podem agradar seu filho;
  • Se você mapear o ambiente da criança, você pode ajudá-la a se acalmar e se organizar, como por exemplo no banho utilizar um tapetinho de borracha para ele ficar em cima, na hora de se enxugar, um tapetinho bem felpudo, somente alguns exemplos.
  • Realizar brincadeiras com lanternas no escuro, estimula o sistema visual e vestibular,
  • Brincar com feijão, espuma de barbear, na areia, na grama, estimula o estímulo tátil;
  • Brincar com Walk-Talkie, estimula o auditivo;
  • Fazer brincadeiras de circuitos, obstáculos para ele passar, almofadas, estimula o proprioceptivo, vestibular e coordenação motora,
  • Explorar brincadeiras em parques é um ótimo estimulo vestibular!





quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A importância da independência da criança autista


Crianças autistas em sua maioria apresentam muita dificuldade de desenvolver as habilidades de atividades de vida diária. Que são atividades de higiene, auto-cuidado e lazer.
Essas dificuldades em sua maioria acontecem devido a dificuldade que as crianças com autismo apresentam em reconhecer a sim mesmo enquanto um corpo no espaço, um corpo que necessita de cuidados.
Mas também acontece por ser trabalhoso para os pais, porque o desenvolvimento dessas habilidades, em sua maioria acontece com o desempenho dos pais e educadores que passam a maior parte do tempo com as crianças.
Deve-se lembrar que quanto antes essas crianças aprenderem a realizar seus cuidados básico, melhor a qualidade de vida dessa criança e da família envolvida.

Algumas dicas para o desenvolvimento dessa habilidades

  • Eleger a habilidade que mais tem importância no momento de vida que se encontra essa criança, não adianta querer ensinar todas ao mesmo tempo;
  • Realizar as atividades por etapas;
  • Fazer junto com a criança e não pela criança;
  • Diminuir os estímulos utilizados para realizar tal atividade a medida que a criança vai compreendendo o que deve ser feito;
  • Após a compreensão de uma habilidade, passar para um novo desafio.

Talvez a criança autista não se torne independente em todas as habilidades, mas o que ela conseguir realizar sozinho deve ser estimulado e apoiado.